23 de abr. de 2013

Cinema Nacional

Tamara Claro


Os filmes nacionais estão invadindo as telas de todo Brasil. Se antes era preciso esperar muito pela estréia de um filme nacional, hoje a realidade é outra. A cada nova semana é estrelado um filme novo, isso sem contar os filmes que são lançados, mas passam despercebidos da mídia.

Os enredos apresentados nas histórias já são bem diferentes daqueles apresentados nas décadas de 1980 e 1990, histórias sem conteúdo e com apelos sexuais. Hoje além dos níveis de qualidade, o conteúdo também vem chamando a atenção e despertando o interesse dos telespectadores, e a tendência é melhorar ainda mais, pois ao que tudo indica as produções de filmes nacionais estão a todo vapor e ainda mais acessíveis. Atualmente, nosso cinema abrange inúmeros gêneros, desde filmes infantis como Rio, vivido pela simpática arara azul Blue, até a comédia do filme De Pernas pro Ar 1 e 2, de Ingrid Guimarães, que foram bastante comentados e elogiados. Na lista de grandes clássicos podemos citar Central do Brasil (1998), e O Auto da Compadecida (2000), que foram os filmes que impulsionaram a indústria cinematográfica brasileira.   Em 2007, as bilheterias bateram recorde com o tão comentado Tropa de Elite que, apesar do enredo bastante violento, agradou gregos e troianos e também foi muito elogiado pela impecável atuação de Wagner Moura interpretando o temido Capitão Nascimento, a partir daí o cinema nacional não parou mais e as produções começaram a evoluir.

Em  relação as  histórias contadas nos filmes existem os prós e os contras, o Analista de Suporte Técnico, Silas Fernandes diz o seguinte, “A realidade apresentada nos filmes me agrada sim, porque querendo ou não é a realidade que nós brasileiros vivemos”. Já o Atendente de Telemarketing Lucas Souza vai contra essa opinião, “Não me agrada, mesmo que o diga que é ficção, no fundo sabemos que é verdade” opinou. O fato é que com esse avanço na indústria cinematográfica no Brasil a tendência é que as salas de cinema estejam sempre cheias, seja ela de críticos ou admiradores. Recentemente foi anunciado mais um filme brasileiro que vêm aguçando a curiosidade dos brasileiros prometendo, mas uma vez arrebatar as bilheterias.


O filme Faroeste Caboclo que foi adiado algumas vezes por problemas tem estreia prevista para o dia 30 de Maio e dessa vez é pra valer, o filme é uma adaptação de uma das mais famosas músicas da Legião Urbana. Fabrício Boliveira é quem dará vida ao personagem João de Santo Cristo, Ísis Valverde será Maria Lúcia e Felipe Abib como Jeremias. Agora é esperar para ver e torcer para que mais filmes brasileiros entrem para galeria de clássicos nacionais.







Veja a baixo outros filmes brasileiros:



  • O Homem do Futuro (2011)
  •  O Palhaço (2011)
  • De Pernas pro Ar 2 (2012)
  • A Busca (2013)
  • Até que a Sorte nos Separe (2012)